Como Fazer bolo de paçoca
bolo de paçoca

Vem Aprender Essa Deliciosa Receita de Bolo de Paçoca

Como Fazer bolo de paçoca
bolo de paçoca

Você vai se apaixonar por essa deliciosa receita de bolo de paçoca, é uma verdadeira delícia. A paçoca de rolha é a alma deste bolo. Ele leva paçoca na massa, na cobertura (que é de doce de leite) e na decoração. E pode ficar com a consciência tranquila: paçoca não é produto ultraprocessado.

Esse docinho que é a cara do Brasil é feito com amendoim, açúcar e sal. Pode curtir à vontade esse escândalo de bolo!

Ingredientes para o bolo

  • 5 unidades de paçoca de rolha
  • 1 ½ xícara (chá) de farinha de trigo
  • 2 colheres (chá) de fermento em pó
  • 3 ovos
  • 1 xícara (chá) de açúcar
  • 1 xícara (chá) de leite
  • ⅓ de xícara (chá) de óleo
  • 1 pitada de sal
  • manteiga e farinha de trigo para untar e polvilhar a forma

Ingredientes para a cobertura

  • 1 lata de leite condensado (395g)
  • 4 unidades de paçoca de rolha
  • ⅓ de xícara (chá) de leite
  • 1 pitada de sal

Como preparar o bolo

  1. Preaqueça o forno a 180 °C (temperatura média). Unte com manteiga uma forma redonda com furo no meio de 24 cm de diâmetro. Polvilhe com farinha, chacoalhe para espalhar e bata bem na pia para retirar o excesso. 
  2. Numa tigela, misture a farinha com o fermento e reserve – assim o fermento se distribui melhor na massa e você evita mexer demasiadamente a massa.
  3. Numa tigela pequena quebre um ovo de cada vez e transfira para o liquidificador – se um estiver estragado você não perde a receita. Junte o leite, o óleo, o açúcar, o sal e bata bem até ficar liso. Adicione as paçocas e bata no modo pulsar, para misturar sem triturar totalmente – assim o bolo fica com pedacinhos da paçoca.
  4. Em seguida transfira a mistura líquida para uma tigela grande. Adicione a farinha com o fermento em 3 etapas, passando pela peneira. Então misture delicadamente com o batedor de arame a cada adição para incorporar.
  5. Transfira a massa do bolo para a forma untada e leve ao forno para assar por cerca de 45 minutos. Para verificar: espete um palito na massa, se sair seco está pronto, do contrário, deixe assar por mais alguns minutos. Enquanto isso, cozinhe o doce de leite da cobertura.
  6. Assim que estiver assado, retire o bolo do forno e espere amornar por 30 minutos para desenformar. Espere esfriar completamente antes de colocar a cobertura e servir.

Como preparar a cobertura

Primeiramente retire o rótulo de papel da lata de leite condensado e, com uma faquinha ou espátula raspe qualquer resíduo de cola – isso evita que a válvula da panela de pressão entupa. 

Coloque a lata (fechada) na panela de pressão e cubra com água, até preencher dois dedos acima da lata. Então tampe a panela e leve ao fogo alto. Assim que a válvula começar a apitar, abaixe o fogo e conte 35 minutos.

Desligue o fogo e espere o vapor sair completamente da panela antes de abrir a tampa. Com uma pinça, retire a lata da panela, tomando cuidado para não se queimar. Então espere a lata esfriar completamente em temperatura ambiente, por no mínimo 2 horas, antes de abrir (se preferir, prepare o doce de leite no dia anterior). 

Atenção: inicie o preparo da cobertura apenas com o bolo já desenformado e completamente frio. 

Em seguida esfarele 3 paçocas e, com uma colher, passe por uma peneira de malha grossa sobre uma tigela até obter uma farofa bem fina – assim ela se mistura melhor à cobertura, além de deixar o visual mais bonito. Reserve o farelo grosso de paçoca que sobrar na peneira para a decoração. 

Veja também

Logo depois leve uma panela pequena com o doce de leite ao fogo baixo e mexa com um batedor de arame por cerca de 4 minutos até amolecer. Adicione a farofa fina de paçoca e misture bem para incorporar. Junte o leite de uma só vez e mexa por cerca de 2 minutos, até a cobertura ficar marcada pelo batedor – para verificar o ponto, levante uma porção da cobertura e deixe pingar uma gota, ela não deve ser reabsorvida pelo creme.

Transfira para uma tigela para evitar que o calor da panela continue cozinhando os ingredientes e a cobertura fique grossa demais. 

Com uma concha pequena, regue metade da cobertura ainda quente sobre o bolo – sirva o restante da cobertura à parte. Espalhe o farelo de paçoca reservado sobre o bolo. Quebre a paçoca restante e espalhe também sobre o bolo para decorar. Sirva a seguir ou mantenha em temperatura ambiente por até 3 horas.

Depois me conta o que achou da receita de bolo de paçoca, eu particularmente adoro, mas quero mesmo saber sua opinião, ela é muito importante para min.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *