Tradicional pudim de leite condensado, aprenda como fazer


Tradicional pudim de leite condensado, aprenda como fazer

Aprendo como fazer uma das sobremesas mais tradicional da mesa dos brasileiros, o pudim de leite condensado mais fácil de se prepara do que muitos acreditam.

Com um tempo de preparo de mais de 2h, essa receita rende até 12 porções.

Ingredientes para o caramelo

  • 1 xícara (chá) de açúcar
  • ⅓ de xícara (chá) de água fervente

Preparando o caramelo

  1. Primeiramente você precisará de uma fôrma redonda, com furo no meio. Coloque uma chaleira com 3 xícaras (chá) de água no fogo médio, vai ser usada para fazer a calda e assar o pudim em banho-maria.
  2. Em seguida coloque em uma panela média, o açúcar e leve ao fogo baixo. Mexa com uma espátula, até o açúcar derreter todo e formar um caramelo dourado.
  3. Então meça ⅓ de xícara (chá) da água fervente e, com cuidado, regue sobre o caramelo. Atenção: a calda vai borbulhar. Em seguida, misture com a espátula, até formar uma calda lisa.
  4. Por fim transfira a calda para a forma, vertendo sobre o cone central. Com um pano de prato ou luva térmica, segure e gire a forma para caramelizar também as laterais. Reserve e prepare a mistura do pudim.

Ingredientes para o pudim

  • 1 lata de leite condensado
  • 4 ovos
  • 2 ½ xícaras (chá) de leite

Preparando o pudim

  1. Em primeiro lugar Pré-aqueça o forno a uma temperatura de 200 ºC.
  2. Então em uma tigela pequena, quebre um ovo de cada vez e coloque no liquidificador. Bata os ovos sozinhos, apenas para misturar. Adicione os outros ingredientes e bata até ficar liso.
  3. Coloque a fôrma caramelada dentro de uma assadeira (para assar em banho-maria).
  4. Coloque a massa do pudim para a fôrma. Leve a assadeira com a fôrma ao forno, e só então regue com a água fervente, até cobrir metade da fôrma do pudim. Deixe assar por volta de 1 hora, o tempo pode variar de acordo com o modelo e tipo de forno.
  5. O pudim vai está pronto quando a superfície estiver firme, mas com o interior ainda cremoso, ele termina de firmar enquanto esfria.
  6.  Em seguida tire o pudim do forno e deixe esfriar um pouco antes de levar para a geladeira.
  7. Deixe gelar por pelo menos 3 horas antes de desenformar (se preferir, prepare o pudim no dia anterior) .
  8. Para desenformar, passe a base da forma sobre a chama do fogão aceso, apenas para soltar a calda.
  9. Por fim cubra a forma com um prato com borda alta e vire de uma só vez. Deixe toda a calda escorrer sobre o pudim e sirva a seguir

Veja também

Caso você tenha gostado da receita do Tradicional pudim de leite condensado, compartilhe com seus amigos e não esqueça de deixar seu comentário de acordo com o que achou dessa receita.