Risoto de mandioquinha cremoso


Risoto de mandioquinha cremoso

Atualmente o Risoto de mandioquinha cremoso é a melhor alternativa para deixar o seu almoçou ou jantar ainda mais saboroso. Além de ser muito prático e saboroso ele é muito fácil de preparar, acaba sendo uma excelente procura para quem quer uma receita fácil e inovadora.

De antemão, peço que siga todos os passos da receita corretamente, para que no final você consiga obter seu Risoto de mandioquinha tão cremoso quando o nosso.

Ingredientes

  • 1 xícara de arroz arbóreo ou agulinha
  • 350g de mandioquinha/batata baroa cortada em cubos pequenos  de 1cm mais ou menos
  • 3 xícaras de água fervendo
  • 1 colher de sopa de azeite
  • 1 cebola cortada em cubos regulares e uniformes, brunoise.
  • ½ colher de café rasa de pimenta calabresa seca
  • sal e pimenta do reino a gosto
  • 1 colher de sopa de manteiga
  • 4 colheres de sopa queijos de parmesão ralado

Preparando

  1. Em primeiro lugar, coloque pouco mais de  3 xícaras de água para ferver.
  2. Logo em seguida corte 1 cebola em cubos uniformes e regulares, brunoise, com o descascador de legumes retire a casca das abobrinhas/batata baroa e com uma faca corte-a em cubos pequenos de 1cm.
  3. Enquanto a água ferve, coloque em uma panela de fundo grosso, uma colher de azeite e 1 cebola picada em cubos  por 1-2 minutos ou até  ficar translúcida.
  4. Então coloque 1 xícara de arroz arbóreo e misture até que os grãos estejam bem envoltos na gordura, cerca de 2 minutos. Junte as mandioquinha/batata baroa e tempere com 1 pitada de pimenta calabresa seca, usei ½ colher de café rasa.
  5. Então coloque  3 xícaras de água aos poucos,   mais ou menos 1 xícara por vez, a medida que o arroz for secando, para que o arroz, embora sempre úmido não fique imerso no líquido. Mexa com a colher do centro da panela para fora. Regule a chama do fogo para que o risoto borbulhe lentamente. Esta técnica garante uma textura cremosa e um risoto perfeitamente cozido.
  6. O cozimento do arroz se dá cerca de 12-15 minutos, após colocar a primeira xícara de água .O grão deve estar  no ponto, ou seja cozido porém ainda  oferecer resistência ao dente.  A mandioquinha se desmancha e envolva o arroz aumentando a cremosidade e incorporando o sabor  ao arroz que fica amarelinho, cremoso, bem delicioso!  Experimente o sal e adicione sal e pimenta do reino a gosto, lembrando que o parmesão é salgadinho, então cuidado com o sal nessa hora.
  7. Desligue o fogo e finalize com 1 colher de sopa de manteiga e o  queijo parmesão ralado.

Veja também

Se você gostou da receita de NOMERECEITA, peço então que compartilhe com seus amigos e não esqueça de deixar seu comentário sobre o que achou dessa receita.