Receita de torta integral de frango com espinafre e queijo cottage


Receita de torta integral de frango com espinafre e queijo cottage

Atualmente a essa receita de torta integral de frango com espinafre e queijo cottage conquista pela apresentação. Além de ser muito saborosa ela vai bem no almoço, na marmita, no piquenique e até em um jantarzinho mais romântico.

De antemão, peço que siga todos os passos da receita corretamente, para que no final você consiga obter sua perfeita torta integral de frango com espinafre e queijo cottage.

Ingrediente para fazer a massa

  • 1 xícara (chá) de farinha de trigo integral
  • ½ xícara (chá) de farinha de trigo
  • 100 g de manteiga em temperatura ambiente
  • 1 gema
  • ¼ de xícara (chá) de água
  • sal a gosto

Preparando a massa

  1. Primeiramente em tigela grande, misture as farinhas de trigo e integral com o sal.
  2. Em seguida acrescente o restante dos ingredientes e misture bem com as mãos, até a massa ficar lisa. Modele uma bola, embrulhe com filme e leve à geladeira por 30min.

Ingrediente para o recheio

  • 1 xícara (chá) de frango cozido e desfiado (cerca de 1 filé de peito)
  • ½ cebola picada
  • 250 g de queijo cottage
  • 1 maço de espinafre
  • 2 colheres (sopa) de azeite
  • noz-moscada ralada na hora a gosto
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Preparando o recheio

  1. Em primeiro lugar destaque as folhas de espinafre dos talos, lave bem em água e transfira para um escorredor. Descasque e pique fino a cebola.
  2. Então leve uma frigideira grande ao fogo médio. Quando aquecer, regue com o azeite e refogue a cebola por aproximadamente 2 minutos, até murchar.
  3. Em seguida junte as folhas de espinafre e deixe cozinhar por 3 minutos, mexendo de vez em quando, até murchar. Desligue o fogo e passe o espinafre por uma peneira, apertando com uma colher, para extrair o excesso de água.
  4. Agora coloque o espinafre refogado para uma tigela. Junte o frango desfiado, o queijo cottage e misture bem. Tempere com noz-moscada, sal e pimenta-do-reino a gosto. Deixe amornar enquanto abre a massa.

Preparando para assar

  1. Primeiramente aqueça o forno a 180ºC e separe 4 fôrmas refratárias individuais, tipo ramequin.
  2. Então polvilhe com farinha uma superfície limpa e abra a massa com um rolo até ficar fina, cerca de 2 mm de espessura. Utilize a boca de um ramequin para cortar 4 círculos de massa e reserve – eles vão servir de tampa para as tortinhas.
  3. Em seguida junte a massa restante e modele um rolinho. Com uma faca (ou espátula), divida a massa em quatro porções. Juntamente com as mãos, achate uma porção de massa e forre o fundo e a parede de um ramequin até a borda – não é preciso untar. Aperte bem a massa com os dedos para firmar (se preferir, abra cada porção de massa com um rolo). Repita com os ramequins restantes.
  4. Distribua o recheio nas fôrmas preparadas. Tampe com os círculos de massa reservados, apertando bem as bordas para fechar. Com uma faquinha, faça um corte em cruz no centro de cada tampa e puxe as pontas para cima – esta abertura vai servir de saída para o vapor.
  5. Leve as tortinhas ao forno preaquecido e deixe assar por cerca de 45 minutos, ou até a massa ficar firme. Retire do forno e sirva a seguir.

Veja também

Se você gostou da receita de torta integral de frango com espinafre e queijo cottage, peço então que compartilhe com seus amigos e não esquece de deixar seu comentário sobre o que achou dessa receita.