Lombo assado

Irresistível lombo assado surpreenda-se com esse sabor maravilhoso – confira agora

Lombo assado

Hoje no receitas da vovozinha, vou te ensinar uma deliciosa receita de Lombo suíno assado no forno com tomate e ervas. Mas tem o desafio de assar um lombo no forno e manter a carne suculenta.

Essa deliciosa receita tem o tempo de preparo de aproximadamente 2 horas, além disso, essa receita serve 8 porções, então toda a família pode aproveitar. Então, agora é com você, mãos na massa!

Ingredientes

  • 1 kg de lombo de porco em peça com capa de gordura
  • 600 g de tomate-cereja com rama (cerca de 3 ramos)
  • 6 dentes de alho
  • 1 xícara (chá) de vinho branco
  • ½ xícara (chá) de água
  • 6 galhos de alecrim
  • 2 ramos de louro
  • 1 ½ colher (sopa) de manteiga
  • 1 ½ colher (sopa) de farinha de trigo
  • azeite a gosto
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora

Preparando

  1. Seque e faça furos por baixo do lombo sem transpassar a carne, em seguida transfira-o para uma tigela.
  2. Pique as folhas de alecrim (1 galho) e polvilhe no lombo. Tempere com 2 colheres de sal e pimenta-do-reino moída. Regue com 1 colher de azeite e espalhe os temperos. Deixe a parte dos furos para cima, e leve à geladeira por 1h.
  3. Faltando 15min no tempo da marinada, retire-o da geladeira. Pré-aqueça o forno a 180°C.
  4. Leve uma frigideira ao fogo alto. Quando aquecer, regue com 1 colher (sopa) de azeite. Adicione a peça com a gordura para baixo com fogo alto por 5 minutos, até ficar dourada.
  5. Baixe o fogo, as vá virando para dourar todos os lados.
  6. Transfira o lombo para uma assadeira. Reserve a frigideira enquanto separa os legumes.
  7. Amasse e descasque o alho, coloque os tomates ao redor do lombo. Distribua também na assadeira galhos de alecrim, o alho e os louro. Então regue as ervas e legumes com azeite, tempere os tomates com sal.
  8. Regue a frigideira com água, vinho e volte ao fogo. Raspe o fundo da frigideira para dissolver os queimadinhos. Então deixe até ferver. 
  9. Transfira o líquido da frigideira para a assadeira. Então deixe assar por 45 minutos. Mas se o líquido sair rosado, deixe por mais uns minutos.
  10. Transfira a carne, os tomatinhos e ervas para uma travessa.
  11. Coe o líquido da assadeira. Leve uma panela com manteiga ao fogo. Assim que derreter, acrescente farinha de trigo e mexa por 1 minuto até dourar.
  12. Então desligue o fogo, junte o caldo da assadeira ao roux, mexa para dissolver os gruminhos de farinha. Volte ao fogo baixo e mexa por 3 minutos. Transfira para uma molheira.
  13. Por fim, corte o lombo em fatias e sirva com o molho e os tomatinhos.

Veja também

Se você gostou da receita de Lombo assado, então aproveite e compartilhe com seus amigos e não esqueça de deixar seu comentário sobre o que achou dessa receita.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *