Como fazer queijo cottage caseiro, simples e rápido


Como fazer queijo cottage caseiro

Atualmente o queijo cottage caseiro é a melhor alternativa para deixar o seu dia ainda mais feliz. Além de ser muito prático e saboroso ele é muito fácil de preparar, acaba sendo uma excelente procura para quem quer uma receita fácil e inovadora.

De antemão, peço que siga todos os passos da receita corretamente, para que no final você consiga obter seu queijo cottage caseiro perfeito.

Ingredientes para fazer queijo cottage caseiro

  • 1 litro de leite integral (tipo A)
  • ¼ de xícara (chá) de caldo de limão coado
  • sal a gosto

Preparando o queijo cottage caseiro

  1. Primeiramente adicione o leite em uma panela média e coloque no fogo alto. Assim que ferver, desligue o fogo, adicione o caldo de limão e misture delicadamente.
  2. Em seguida deixe o ácido do limão agir por volta de 5 minutos, até coalhar, o leite deve formar grumos, com uma parte sólida branca bem visível, imersos num líquido levemente amarelado. Se demorar muito, acenda o fogo novamente e deixe ferver de novo. Desligue, mexa e espere mais alguns minutos até coalhar.
  3. Forre uma peneira com um pano de algodão fino e coloque sobre uma tigela funda. Então, despeje o leite coalhado na peneira e leve à geladeira por 30 minutos para drenar, ou não deixe ressecar, o queijo deve ficar com um pouco do soro para ficar cremoso.
  4. Então transfira o queijo drenado para uma tigela, tempere com sal e mantenha na geladeira até a hora de servir. O queijo cottage dura até 3 dias, na geladeira, armazenado num pote com fechamento hermético.

Para que e queijo cottage fique mais firme e seco é drenar um pouco mais na peneira. Caso ele esteja muito seco, não se preocupe, basta misturar um pouco do soro no queijo novamente para deixá-lo mais úmido.

Veja também

Se você gostou da receita de queijo cottage caseiro, peço então que compartilhe com seus amigos e não esquece de deixar seu comentário sobre o que achou dessa receita.